Make your own free website on Tripod.com

Pedagogia Hospitalar

Página principal | Conceito | Objetivos | Atividades Pedagógicas | Contatos

Conceito

 A Pedagogia Hospitalar é um ramo da educação que  proporciona à criança e ao adolescente hospitalizados uma recuperação mais aliviada, através de atividades lúdicas , pedagógicas e recreativas. Além disso, previne o fracasso escolar, que nesses casos, é gerado pelo longo tempo de afastamento da rotina escolar. 

bebesgemeas.gif
www.google.com.br/imagens/bebes

   Essa vertente da Pedagogia surge da necessidade de se preocupar não só com o corpo do indivíduo hospitalizado, mas sim, com o ser integral, atendendo suas necessidades físicas, psíquicas e sociais.
   A Pedagogia Hospitalar gera uma interação entre pedagogos, profissionais da saúde, família e escola, que juntos, fazem com que a criança e o jovem hospitalizados, superem as dificuldades ocasionados pela doença.
   Este trabalho constitui um grande desafio aos cursos de Pedagogia, pelo fato de relacionar teoria e prática, visando o sucesso em um contexto educacional, porém que se estabelece em um ambiente hospitalar, em que a realidade é bem mais difícil, pois o trabalho é realizado com indivíduos enfermos.
   Para atuar em um hospital, o pedagogo precisa de uma formação diferenciada e ter condições emocionais para se deparar com as diversas situações existentes nesse ambiente.
   Portanto, as instituições de ensino superior com cursos de Pedagogia deveriam rever suas propostas e incluir disciplinas relacionadas à educação no contexto hospitalar, para que possamos ter cada vez mais profissionais qualificados que realizem esse trabalho humanizador. 
 
   Segundo MATOS e MUGGIATI (2001, p.83):

Muito há pela frente, considerando suas novas vertentes que aí estão para se associarem aos primeiros esforços que, certamente, servirão de base angular para uma edificação sólida, com a consistente participação de todos, em prol daquelas crianças e adolescentes que têm direito à saúde, mas também têm direito de se educar. Essa polêmica realidade, de ordem política, social, psicológica e educacional, com imensuráveis dimensões, veio, assim, se constituir em incontestes argumentos à necessidade de se buscarem alternativas de complementação e aprimoramento científico. A Pedagogia Hospitalar representa a segura resposta ao desafio que se instalou.